Fechar

Maternal I

Maternal II

PRÉ I

PRÉ II

1ᵒ ANO FUNDAMENTAL I

2ᵒ ANO FUNDAMENTAL I

3ᵒ ANO FUNDAMENTAL I

4ᵒ ANO

5ᵒ ANO

6ᵒ ANO

7ᵒ ANO

8ᵒ ANO

9ᵒ ANO

3ᵒ ANO ENSINO MÉDIO

Artigos

Ensino Médio

A Proposta Curricular do Ensino Médio da Escola Pais e Mestres, teve sua elaboração fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal n°9394/96, no Parecer n° 15/98 CNE-CEB entre outras normas que traçam as diretrizes curriculares nacionais, passando este nível de ensino a integrar a etapa do processo educacional que a nação considera básica para o exercício da cidadania e o acesso a atividade produtivas, tendo como objetivo:

I. A cosolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudo;

II. A preparação básica para o trabalho e a cidadania do estudante, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III. O aprimoramento do estudante como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionado a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.

  Horário da Aula - Manhã: das 7h10 às 12h05

>> Eixos norteadores

  • Português - Redação - Literatuara
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia
  • Artes (1° ano)
  • Inglês
  • Educação Física.

O currículo deve ser pensado como instrumentação para o exercício da cidadania democrática. Nessa perspectiva, precisa contemplar conteúdos e estratégias de aprendizagem que capacitem o ser humano para a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva. Desta forma, a proposta curricular tem um olhar atento aos aspectos amplos da formação humana. Assume como premissas “os quatro pilares” apontados pela UNESCO como eixos estruturais da educação na sociedade contemporânea:

  • Aprender a conhecer
  • Aprender a fazer
  • Aprender a viver
  • Aprender a ser

>> Equipe Pedagógica

  • Profissionais especializados e com sólida formação acadêmica nas áreas de atuação e pesquisa;
  • Assistente Técnico de Educação com presença constante entre os estudantes para atendimento e acompanhamento;
  • Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional específicas para o setor;
  • Educadores atualizados e modernização constante da estrutura de apoio propiciam um preparo personalizado para a vida, para o ingresso na universidade e para o mercado de trabalho.

>> Avaliação

O processo de avaliação deve representar um compromisso do professor em investigar e acompanhar o processo de aprendizagem do estudante no seu cotidiano, contínua e gradativamente, buscando não só compreender e participar da caminhada do estudante, mas intervir, fazendo provocações intelectuais significativas, em termos de oportunidades de expressão de suas idéias.O sistema de avaliação da Escola Pais e Mestres tem como um de seus objetivos deixar claro a estudantes e pais o que se deseja avaliar, ou seja, o que é importante que o estudante aprenda ao longo de cada período de aprendizagem. 

Assim, estabelece um contrato pedagógico entre escola/professores/estudantes/pais através da definição prévia dos objetivos de avaliação, estabelecendo metas para os estudantes durante os bimestres. 


>> Interativa

É uma avaliação que incentiva a busca do conhecimento, favorecendo a cooperação, a sociabilidade, o trabalho em equipe, a interação entre os estudantes com o apoio dos docentes. A critério do professor, poderá ser realizada em grupo ou individual, com ou sem consulta. O estudante será avaliado por meio de:

  • Pesquisas;
  • Exposição de trabalhos;
  • Seminários;
  • Desenvolvimento de Projetos;
  • Participação em dinâmicas de grupo

>> Feedback

Esta avaliação tem a importante função de verificar, julgar e agir em um ciclo ininterrupto, efetivando-se como um processo contínuo, qualitativo, mediador, respeitando a diversidade.

 

Características:

  • Individual.
  • Possibilita ao estudante perceber se o conteúdo está sendo assimilado e se as habilidades estão sendo desenvolvidas, durante o processo da aprendizagem.
  • Acontece após a conclusão de determinado conteúdo ou, também, poderá, ocorrer em uma aula pré-estabelecida pelo professor.

>> Simulados

Essa avaliação é constituída por questões de múltipla escolha, envolvendo os objetivos do bimestre.

Características:

  • Prepara os estudantes para situações, como o Vestibular e o ENEM, habituando-os aos estilos de provas de algumas universidades e, ao mesmo tempo, instruindo-os nas etapas de resolução das questões.
  • Serve como referência para a Orientação Educacional (atendimento – pais e estudantes).
  • Verifica em quais objetivos propostos os estudantes enfrentam maior dificuldade.
  • Permite ao professor perceber o conteúdo não assimilado pelos estudantes, recuperando-os para a última avaliação, a Global.

>> Orientação Educacional

Estimula nosso estudante a ser protagonista juvenil, orientando-o no exercício de sua autonomia, responsabilidade, cidadania e cumprimento das normas básicas de convivência. A construção do projeto de vida juvenil e a orientação de estudos, também compõem o trabalho desenvolvido.


>> Revisão

Configura-se como processo global, cumulativo, contínuo de observação do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 

Características:

  • Acontece na última semana do bimestre.
  • Ao fazer esta avaliação, o estudante já passou pelo processo de revisão de conteúdos.
  • É constituída por questões dissertativas e objetivas abordando todos os objetivos do bimestre.
  • Torna-se mais uma oportunidade para o estudante alcançar o conceito desejado nas avaliações.

>> Orientação Vocacional e Profissional

O QUE É?

São diversas atividades com objetivo de instrumentalizar o estudante para a difícil escolha profissional. 
Nesse período de Ensino Médio, o jovem sofre com diversas dúvidas:
- Que futuro está reservado para mim? 
- Qual profissão devo escolher? 
- Que trabalho trará mais alegria e realização pessoal /financeira?

Estas e inúmeras perguntas semelhantes refletem as dúvidas dos pais e filhos adolescentes.
E, certamente, quem mais sofre com essas dúvidas são os jovens, que precisam enfrentar esses conflitos em uma fase difícil, na adolescência, época em que ocorrem diversos fatores orgânicos, psicológicos e sociológicos que aumentam a insegurança.

Pensando nisso, o Serviço de Orientação Educacional do Ensino Médio propõe um espaço com palestras, visitas a faculdades, orientações individuais e atividades de auto-conhecimento, visando a facilitar essa passagem (Ensino Médio – Universidade) com maior tranqüilidade e segurança, diante da opção escolhida pelo estudante.

  

>> Redação

Durante as aulas de redação, as habilidades desenvolvidas são bem definidas e consideradas importantes para o perfil do estudante que se prepara para os vestibulares das grandes universidades. Assim, através da produção textual, o estudante desenvolverá a capacidade de exprimir-se com clareza, de organizar idéias, de estabelecer relações, para interpretar dados e fatos e de elaborar hipóteses. O senso crítico é estimulado, constituindo-se no passaporte para a educação permanente, uma vez que fornece as bases necessárias para continuar aprendendo ao longo da vida. 

 

>> Literatura

As obras literárias, adotadas em comum acordo pelo vestibular da UFPE, UFRPE, UPE, URCA, ENEM, são trabalhadas de forma dinâmica e atraente nas aulas de Literatura, desde a primeira série do Ensino Médio até a conclusão do curso em andamento.