Maternal I

8ᵒ ANO

9ᵒ ANO

3ᵒ ANO ENSINO MÉDIO

Educação Infantil: a natureza também é ferramenta pedagógica

Na era da tecnologia, como nutrir uma infância mais conectada à natureza? Investir em uma criação mais sensível às questões atreladas à sustentabilidade é uma forma de educar crianças e ensiná-las sobre a importância da preservação do meio ambiente e de uma rotina mais verde.

A Faber-Castell encontrou resposta para esse desafio unindo tecnologia, informação, brincadeira e conscientização por meio de um aplicativo, o Floresta sem Fim, que, usando a realidade aumentada e recursos interativos, ensina aos pequenos sobre a importância da preservação das florestas e espécies nativas.

Atentas à importância do contato com a natureza, muitas escolas apostam na sustentabilidade como ferramenta pedagógica e em um ensino orientado por vivências mais sistêmicas, e menos fragmentadas.

“O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento. Esse é um dos fatores que facilita muito o aprendizado dos nossos alunos”, comenta a educadora Fátima Limaverde, fundadora da Escola Vila, em Fortaleza.

As escolas da floresta, iniciativas que se multiplicam por países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, são um exemplo. Nessas escolas, bosques e florestas são as salas de aula, onde os pequenos experimentam vivências diferentes, totalmente integradas e conectadas com o meio ambiente.

Mas não é preciso sair do país para encontrar exemplos de escolas públicas e particulares nas quais a natureza seja parte da rotina de aprendizado das crianças.

A rede de ensino de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por exemplo, é uma experiência inspiradora de política pública na educação cuja metodologia aplicada nas escolas proporciona às crianças a conexão com a natureza dentro do espaço escolar.

Outro exemplo é a Escola Vila, localizada em Fortaleza, e integrante do programa Escolas Transformadoras. Desde 1981, quando abriu as suas portas, a sustentabilidade vem sendo o centro da proposta pedagógica da instituição.

Ali, as crianças têm suas experiências de aprendizado norteadas pela “Pedagogia Ecossistêmica”, método desenvolvido por Fátima Limaverde, que é educadora e fundadora da escola, que enfatiza o cuidado com o meio ambiente, a expressão artística e apresenta às crianças os conteúdos tradicionais com foco em suas aplicações práticas.

Conceitos como pesos e medidas, por exemplo, são colocados em prática durante coletas de alimentos e roupas para doações. “O conteúdo contextualizado ganha significado e as crianças aprendem mais felizes”, comenta Fátima.

Na escola, as crianças participam de uma farmácia viva horta e pomar, espaços com os quais cuidam das plantas e aprendem sobre o seu ciclo de vida, tipos de raízes, e princípios ativos de ervas medicinais.

Fonte: Luneta